Buscar
  • Ana Costa

O que é tafofilia?

Os mortos são surpreendentes bons ouvintes.

Se você tivesse que se descrever como um tafófilo, poderia receber alguns olhares tortos. A tafofilia é a atração (mórbida ou não, de acordo com o ponto de vista de cada um) por túmulos e cemitérios.


A tafofilia inclui peregrinações por cemitérios, o chamado "cemiturismo", com o intuito de conhecer sobre as pessoas ali enterradas, a história e geografia do local, fotografias de túmulos, pesquisa de mortos famosos, piqueniques, leituras, entre outras atividades.



Algumas pessoas acham cemitérios lugares tristes, ou mesmo assustadores, mas não os tafófilos. Essas pessoas encontram paz ao visitar cemitérios. Para muitos de nós, tafófilos, a história envolvendo os cemitérios é extremamente interessante. Todo mundo que está enterrado tem uma história, seja a pessoa famosa ou não. Em cemitérios mais antigos, alguns classificados como museus a céu aberto, é possível ver túmulos extremamente ricos em simbologia e identidade.


Muitos tafófilos gostam de fotografar túmulos interessantes, e partilham seus achados em redes sociais. Também fazem o estimado "cemiturismo", visitando cemitérios em cidades a qual estão de passagem. Mas muitas pessoas são tafófilas sem saber, e sem praticar fotografia, por exemplo, sendo que basta para estas o fato de estar em um cemitério, para conseguir encontrar um pouco de paz, de silêncio e de contemplação.


Então, da próxima vez que estiver procurando algo diferente pra fazer, por que não visitar seu cemitério local? Quem sabe você encontra alguém famoso enterrado por lá.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo