Os sentimentos de ler O Último Adeus, de Cynthia Hand (e resultado do sorteio!)

12:36


There's death all around us.
We just don't pay attention.
Until we do.

Dois anos atrás perdi minha melhor amiga. Ela se matou. Até hoje não se passa um dia desses 824 dias em que eu não sinta falta dela, ou queira compartilhar algo com ela, ou me questione por que isso aconteceu, ou duvide da minha capacidade como amiga, como ser humano. Então, o livro da Cynthia Hand falou comigo de uma forma muito pessoal, muito próxima, pois é um livro que fala sobre o sentimento de culpa de uma garota cujo irmão se matou.

"Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio."

Ah, que soco no estômago. Li algumas pessoas falando que choraram demais, e enquanto eu ia, pensava: eu não vou chorar, não é para tanto. Claro que chorei. Claro que chorei muito. E como o tema é tão íntimo de mim, não sei se conseguirei fazer uma resenha imparcial, não hoje. Mas vou tentar.

Lex é uma jovem que não sabe muito bem como comunicar seus sentimentos, e tem sido cada vez mais difícil depois que seu irmão Ty se matou, dois meses antes. Seu terapeuta lhe entrega um diário e pede para que tente escrever seus sentimentos e pensamentos, o que ela duvida que seja possível, mas tenta. O que temos nas mãos nesse livro é o diário de Lex e as coisas que ela vive enquanto escreve sobre Ty, enquanto sente sua presença o tempo todo.
Sua história é reconstruída desde o divórcio de seus pais, sua família se desfazendo sem que ela ou o irmão possam fazer qualquer coisa. Seu irmão vai ficando triste e tenta se matar mas é impedido a tempo, sobrevive. As pessoas jamais achavam que ele poderia tentar novamente. Ele parecia bem. Ele jamais tocou no assunto de novo. 

"Não consigo explicar para ela como os sonhos em que Ty morre fazem com que eu me sinta. Eles são ruins, e parece que estão piorando, mais gráficos, mas não quero deixar de tê-los. Por que, pelo menos assim, eu consigo ver Ty. Consigo falar com ele, às vezes. Pelo menos, quando estou ali, quando Ty está morrendo de qualquer modo que seja, estou com ele. Estou me agarrando a ele. Estou pedindo para que ele não se vá."

Nas páginas do livro acompanhamos um sentimento de culpa imenso de Lex sobre a morte do irmão, sem que ela nos explique o porquê. Afinal, Ty tirou a própria vida, como isso pode ser culpa de alguém? Nas tentativas de encontrar uma explicação, de culpar alguém, gritar com alguém, vamos desmoronando junto com sua família. É impossível não sentir a mesma culpa, a mesma sensação de impotência, a mesma dor. É horrível vê-la gritar ao vazio tentando fazer com que seu irmão escute. Ty está morto

"Sinto saudade sinto saudade sinto saudade. O buraco no meu peito explode. Não consigo respirar não consigo respirar."

É um livro difícil porque a descrição desses sentimentos é muito verdadeira, e esses não são sentimentos bonitos. Mas ao mesmo tempo somos levados a continuar lendo, afinal queremos saber o que aconteceu com Ty, e porque Lex se culpa tanto, e, mais ainda, se ela vai ficar bem no fim das contas, porque ela sofre o livro inteiro e é muito difícil ser um expectador impotente diante de tanto sofrimento.


As últimas páginas são muito intensas e rápidas, e quando todo o mistério é esclarecido, só nos resta chorar, e chorar muito. Tive que fechar o livro em alguns momentos pra tentar me recompor porque é muito complicado, é muito real tudo aquilo, não é bonito. 

Mas mesmo com todas essas coisas negativas que vivemos nas páginas do livro, ele termina nos deixando uma mensagem muito positiva, muito honesta e muito bonita. Recomendo esse livro a qualquer pessoal, mas principalmente a alguém como eu, que já perdeu alguém. Leiam esse livro, vocês não vão se arrepender.





ISBN-13: 9788594540027
ISBN-10: 8594540027
Ano: 2016 / Páginas: 352
Editora: DarkSide Books
{ Esse livro foi enviado pela editora DarksideBooks para resenha no blog } 

ONDE ENCONTRAR O LIVRO

O ÚLTIMO ADEUS está disponível a partir de hoje nas principais livrarias e sites, mas se você comprar pela Amazon, ajuda o blog a crescer e se manter. :)  

SEMANA "O ÚLTIMO ADEUS" + RESULTADO DO SORTEIO

Este é o último post da semana "O Último Adeus", que fiz em parceria com a DarkSide Books para falar sobre depressão, sobre livros, filmes e esse livro maravilhoso. Durante a semana postei: "Como identificar e buscar ajuda para depressão", "5 livros sobre depressão", "Filmes sobre depressão" e realizei um sorteio, cujo resultado você confere abaixo:



a Rafflecopter giveaway

Parabéns Rafaela! Mandei um email pra você pedindo seu endereço :) Muito obrigada a todos que acompanharam essa semana, significou muito pra mim! <3

Você também pode gostar

0 comments

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe