Edgar Allan Poe é Hop-Frog? #12mesesdepoe - março

12:36

Esse mês muita gente me procurou no inbox pra dizer o quanto o desafio está sendo legal em vários sentidos, desde em ajudar a distrair um pouco a mente de certas coisas desagradáveis do dia a dia, até em ajudar a focar em alguma coisa, a sentar e apreciar um momento de leitura. Acho que essa é a coisa mais importante que eu poderia dizer sobre esse desafio até agora, ele tem mudado um pouco a minha vida e a de algumas pessoas também. A quem participa, muito obrigada!
O conto do mês de março, Hop-Frog, foi um dos últimos contos publicados antes de sua morte, em 1849. É considerado por alguns críticos como extremamente autobiográfico. Alguns pontos destacados por eles:

- a criatividade do anão Hop-Frog era exigida pelo Rei, que sempre queria "personagens... personagens! Algo novo!", e o mesmo acontecia com Poe que recebia muita pressão para escrever histórias mais populares e que rendessem mais dinheiro;
- o nome de Hop-Frog não lhe foi dado ao nascer: assim como Poe, ele foi "adotado" e teve um novo nome atribuído - no caso, Allan;
- também Poe sofria de abuso de entorpecentes: "(...) Hop-Frog não gostava de vinho pois excitava o pobre coxo quase até à loucura", chegando até mesmo a participar de uma espécie de Alcoólicos Anônimos. 

Se você ainda não leu este conto, clique aqui para baixá-lo. Neste post do facebook tem todas as impressões de leituras das pessoas que estão participando. 

edgar allan poe hop-frog

Como sempre, muitos blogueiros além de divulgar o desafio, fizeram resenhas do conto do mês. Separei os que resenharam o Hop-Frog: 


RESENHAS DE "HOP-FROG"
(se a sua não está na lista, me avise nos comentários)




VÍDEOS
A playlist com os vídeos que encontrei mencionando o desafio continua sendo alimentada, e você pode assistir todos abaixo ou dar uma olhadinha direto no Youtube. E se você fez algum vídeo que eu não encontrei, me manda o link aqui nos comentários que eu adiciono na playlist com o maior prazer!


Novamente agradeço toda a divulgação, a participação no desafio e nas páginas. Obrigada de coração! <3

FORMAS DE PARTICIPAR DO DESAFIO

Você também pode gostar

4 comments

  1. obrigada por me linkar ^^
    ainda vou reler o conto desse mês e quando soltar a resenha e aviso...
    bjs...

    ResponderEliminar
  2. Sim, é uma crítica. Esse desafio começou muito legal, mas você está perdendo o gás. Mal interage na página e só dá atenção pras pessoas ~famosinhas~ da internet. São 15 resenhas e vc sequer compartilhou na página. Só dá ênfase à Literatortura, Amanda Leonardi, Juliana Fiorese e por aí vai. Esses links vc compartilha e curte. Vejo pessoas que participam ativamente, traz novidades sobre Poe, e nem um like ou comentário. Ignora total. Essa é a homenagem que vc preparou para os participantes ativos? Pelo amor de Deus! É muito chato se sentir de lado, menor, quando nos dedicamos da mesma forma para manter seu projeto vivo. Esse mês, eu li, mas não fiz resenha, nem postei foto, não vou participar mais. Péssima sua atitude. E antes que me perguntem pq do anonimato, não quero me expor, discutir. Não precisa nem publicar esse comentário. Pra mim é suficiente que você leia e reflita: quer mesmo manter o nome de Poe vivo, ou quer atenção para si?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa por não ter agradado Vossa Majestade.

      Eliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe