Método KonMari: ordem das categorias e checklist para download

07:51

Quando sugeri uma conversa sobre o Método Konmari, havia dito no fim do post que já tinha vários posts meio prontos e até alguns vídeos gravados. Mas o momento passou. Como expliquei no outro post, o livro deve ser lido numa única sentada e os destralhes sugeridos devem ser feitos no menor espaço de tempo possível, para que a mudança seja radical e definitiva. Segui as instruções a risca, e sempre que lembrava eu fotografava e filmava, mas acabei não postando enquanto fazia e agora parece que tudo isso já faz parte de um passado muito distante, e que não valeria a pena voltar a falar disso aqui no blog.

No entanto, eu havia prometido explicar melhor como funciona o destralhamento, e achei que um post a mais não vai matar ninguém, não é mesmo? Então continue lendo para saber um pouco mais sobre "A Mágica da Arrumação". Não sabe do que se trata? Leia o post aqui no blog.

Antes mesmo de começar, um alerta: não toque no que não é seu. A decisão de destralhar, de minimalizar, é sua. Não saia jogando as coisas dos outros fora, cada pessoa tem o seu tempo e suas razões de ter o que tem. Respeite.

método konmari checklistCOMO FUNCIONA O DESTRALHE POR CATEGORIAS
As pessoas guardam a mesma coisa em mais de um lugar. Uma das principais causas da desorganização é ter coisas demais, e o motivo desse excesso é justamente ignorar a quantidade de itens repetidos que possuímos. Se você guarda objetos do mesmo tipo em lugares diferentes e arruma um cômodo de cada vez, nunca terá uma dimensão real da quantidade de itens iguais que possui. Para evitar isso, organize por categoria e não por localização. Determine uma categoria e faça uma varredura na casa procurando todos os itens dessa categoria espalhados pela casa. Exemplo: se a categoria é "roupas", procure no armário, no cesto de roupa suja, no banheiro, no varal, na área de serviço, em malas, etc. Junte tudo!

A ordem das categorias, segundo Marie, deve ser a seguinte: roupas > livros> papéis > komono > itens sentimentais. Dentro de cada categoria você tem subcategorias para auxiliar o destralhe. Exemplo: em "papéis", você observa contas pagas, documentos pessoais, certificados de cursos, manuais e termos de garantias de compras, entre outros.

Por que seguir essa ordem? Para começar com itens de pouco valor sentimental e assim ir aprimorando a técnica, afinal poucas pessoas conseguiriam se livrar de fotos de família logo de cara. Comigo tive que deixar a categoria "livros" para o final, por ter muito valor sentimental pra mim. Na dúvida, não jogue fora e espere uma próxima oportunidade e repense o valor do item na sua vida. 
método konmari checklist
SEPARE TUDO EM TRÊS (OU QUATRO) PILHAS
Ao iniciar o destralhe de uma categoria, segure o item nas mãos enquanto decide o que fazer com ele. Você só deve manter consigo itens que te trazem alegria, que trazem algum sentimento positivo. Os demais você pode manter, jogar fora, doar ou vender. Procure jogar fora o mínimo de itens possível, principalmente roupas e sapatos, afinal tem muita gente que precisa dessas coisas. Não jogue livros fora a não ser que eles estejam rasgados.

O QUE É KOMONO?
Palavra japonesa que significa “pequenos objetos; itens variados; acessórios; pequenos utensílios ou ferramentas; peças ou complementos; coisas sem importância”. Nessa categoria entram itens de cozinha e escritório, até mesmo brinquedos de animais de estimação, móveis e itens decorativos. No checklist que disponibilizo tem vários exemplos de komono pra guiar seu destralhe. 

O QUE FAZER APÓS O DESTRALHE?
Para jogar fora, lembre-se de descartar corretamente: coisas como baterias, pilhas, remédios, tem uma forma certa de ser descartados. Coloque vidros e objetos perfuro-cortantes em garrafas PET, afinal garis e catadores também tem contato com o lixo que você jogou. Venda apenas itens que estejam em boas condições, afinal o propósito do destralhe não é fazer dinheiro. Uma dica é criar uma loja no Enjoei. Para doar, procure igrejas e associações de bairro; nem só de roupas vivem as pessoas carentes, itens como brinquedos são muito úteis. Jornais podem ser doados em abrigos de animais, livros podem ser levados para bibliotecas de bairro e escolas públicas. 

DOWNLOAD DO CHECKLIST
Fiz um checklist bem simples que pode te ajudar a organizar os destralhes, para baixá-lo clique aqui.

Espero que esse post incentive você a se livrar do que é desnecessário e ajude a focar nas coisas essenciais e bonitas da vida. Até a próxima! 

Você também pode gostar

6 comments

  1. Oi, Anna! Eu comecei a fazer o destralhe segundo o método e fez muita diferença na categoria "roupas". Já havia assumido alguns princípios do minimalismo, então não foram sacolas e sacolas embora, mas foram aquelas peças que eu tinha dificuldade de doar. No entanto, empaquei nos livros. Até revi todos, tirei alguns para doar, mas desanimei porque acho que não tirei tantos. Aí, lendo seu post, percebi que você deu uma dica valiosa: deixar os livros para o final. Os livros são itens de valor sentimental para mim também, então faz sentido que eles entrem por último. Vou recomeçar do zero e depois conto se der certo. Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Regiane! Comigo aconteceu o mesmo, quando decidi fazer o destralhe pelo método konmari eu já tinha me livrado de quase metade do que tinha, então ele serviu só pra me dar um outro olhar para o que restou!
      Me conta sim! <3

      Eliminar
  2. Adorei !
    Agora ja nao preciso, mas foi uma excelente ideia fazer isso =)
    E gosto muito do look da lista, muito simples e clean !

    Sophie.

    ResponderEliminar
  3. Já li tanto sobre a Marie Kondo que estou muito curiosa para ler o livro e entender melhor o método. Venho aplicando o "desapego" há alguns anos na minha vida, sempre morei em apartamentos pequenos e com o tempo entendi que o melhor mesmo era destralhar para ter uma vida mais leve. Gostei da lista, mesmo sem ter lido o livro já achei ela bem útil, rs. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Juli, comigo foi parecido, depois de umas 5 mudanças de casa eu aprendi que quanto menos coisa eu tiver, melhor pra me mudar hahaha
      Obrigada pelo comentário! <3

      Eliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe