Decoração: como os escandinavos conseguem?

05:43

Eu fico de cara com a forma que algumas pessoas conseguem deixar um ambiente aconchegante com poucos móveis e pouco espaço. Observando esse apê escandinavo que trouxe hoje pra vocês, pude chegar a algumas conclusões sobre como isso é possível:


A estrutura interna dos prédios e casas é muito boa: infelizmente pra nós, a arquitetura desses locais ajuda muito, com pés-direito altos, espaços abertos e grandes janelas, e isso é difícil de conseguir aqui no Brasil, principalmente se você procurar um lugar pra alugar. Essas coisas são estruturais e difíceis de ser alteradas. 

Os moradores tem poucos móveis: com o preço e a estética de empresas como a Ikea, é bem fácil manter ambientes coesos e visualmente bonitos a baixo custo. Os modelos de móveis combinam entre si, nas cores e no design. O branco auxilia muito a manter uma aparência mais clean e permite o uso de cores em acessórios decorativos e também na parede (embora na decoração escandinava não se utilize muitas cores). Além disso, as pessoas costumam apostar em peças clássicas de design como cadeiras e luminárias que, apesar do preço, garantem um apelo maior à decoração e duram bastante tempo.


A paleta de cores é reduzida: geralmente escolhe-se uma única cor de tinta para as paredes de todo o apartamento ou casa, e essa cor costuma ser uma base neutra que serve de pano de fundo para os objetos decorativos e móveis, ao invés de competir a atenção do olhar. As favoritas dos escandinavos são obviamente o cinza e o branco. 

Poucos objetos à mostra: não é regra que uma decoração escandinava sirva apenas para minimalistas ou para pessoas com poucos objetos. É possível ter muitas coisas, mas a escolha do que é mostrado é feita com cuidado. Coleções costumam ficar juntas e seguir um padrão estético bem definido. Geralmente o que não é bonito fica guardado. 


Os itens que citei acima servem pra demonstrar que muito do nosso desconforto no morar pode ter origem nas nossas próprias escolhas. Existe uma quantidade muito grande de mudanças que podem ser feitas dentro do ambiente para que ele fique aconchegante e agradável de olhar e usufruir. Volto com mais dicas em breve!

fonte das fotos: my unfinished home

Você também pode gostar

5 comments

  1. Que lindo! Eu amo essa arquitetura escandinava e européia em geral, com essas janelas enormes, essas poucas divisórias,e muitas portas de vidro, acredito que isso deixa o ambiente bem mais aconchegante e iluminado. Eu gosto das paletas de cores também, embora eu gosto muito de usar mais cores tipo azul e vermelho. Este ano pretendo juntar uma grana para decorar meu Ap e essas ideias que você trouxe vou guardar aqui pra inspirar hahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que acho aquela sua parede vermelha cheia de quadros linda! Já vai guardando as inspirações na pastinha!

      Eliminar
    2. Ei sim, eu gosto demais daquela parede também ^^

      Eliminar
  2. um sonho ser ~escandinava na decoração~ mas a primeira coruja coloridinha de porcelana que vejo já quero daí fica difícil hahahaha

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe