Vamos falar sobre o Método KonMari

06:16

Se você for olhar na seção de auto-ajuda de qualquer livraria, vai se deparar com "A Mágica da Arrumação", ou The Life-Changing Method of Tidying Up, da japonesa Marie Kondo. Deixando as falácias de auto-ajuda de lado, e considerando o boom que o livro e o método KonMari têm no exterior, resolvi pesquisar e trazer pra vocês não uma resenha, mas como a teoria por trás do método realmente muda vidas. 

livro marie kondo

O Método KonMari poderia ser apenas mais um livro sobre organização, mas é muito mais: ele convida à reflexão da sua relação com seus objetos, da sua rotina, suas compras. O que me interessou no livro a princípio foi como poderia aplicá-lo no minimalismo, que é um dos temas que as pessoas mais gostam que eu fale aqui no blog, mas acabou se tornando o único método que utilizo hoje em dia e mudou muito minha relação com as coisas! 

Complementar ao minimalismo, que é ter o mínimo de coisas para poder focar no que realmente importa, o Método KonMari é rodear-se apenas de coisas que você ama, ter coisas de qualidade e duráveis ao invés de descartáveis, mas usando critérios emocionais ao invés de racionais. Assim como no minimalismo, tente ter em seu ambiente apenas aquilo que é útil ou agradável

Marie convida você a sentar e refletir como você gostaria que a sua vida fosse, em detalhes. Lembram de quando eu decorei a minha penteadeira e coloquei lá apenas o que eu queria que tivesse nela? A ideia é a mesma. Pense em como você gostaria que a sua casa ou quarto fosse, o que você gostaria de ver nela quando chega de noite, o que gostaria de fazer. Não pense em marcas e objetos específicos, pense no ambiente e no clima que você quer. Somente a partir do momento que tiver essa ideia bem clara em sua mente você deve iniciar a leitura do livro, e somente após ler o livro inteiro é que você deve iniciar a aplicar o método KonMari. Separei alguns tópicos e frases do livro para compartilhar com vocês:


  • Arrume direito e de uma só vez: As pessoas acreditam que arrumaram absolutamente tudo, quando na verdade apenas guardaram as coisas. Organizar é mais que isso. Se você fizer da maneira certa, conseguirá manter o ambiente em ordem para sempre.
  • Separe por categoria, não por localização: A raiz do problema reside no fato de que as pessoas guardam a mesma coisa em mais de um lugar. Para evitar essa situação, minha recomendação é organizar tudo por categoria. Por exemplo, em vez de decidir que hoje você vai arrumar determinado cômodo, estabeleça metas como “roupas hoje, livros amanhã”. Uma das principais causas da desorganização é ter coisas demais, e o motivo desse excesso é justamente ignorar a quantidade de itens repetidos que possuímos. Se você guarda objetos do mesmo tipo em lugares diferentes e arruma um cômodo de cada vez, nunca terá uma dimensão real da quantidade de itens iguais que possui. Para evitar isso, organize por categoria e não por localização.
  • Como escolher: deixa você feliz? Você fica feliz usando roupas que não lhe trazem nenhuma sensação boa? Você fica alegre rodeado de livros que nunca leu e que sabe que não irão tocar seu coração? Acredita que ter acessórios que nunca vai usar lhe deixará contente? A resposta a essas perguntas deve ser “não”. Então mantenha apenas as coisas que lhe falam ao coração e tome coragem para jogar fora todo o restante. Agora, imagine viver num ambiente que só contenha coisas que lhe dão alegria. 
  • Uma categoria por vez: Roupas > Livros > Papelada > Miscelâneas > Itens de maior valor sentimental. A ideia por trás disso é começar por itens que são mais fáceis de destralhar por possuírem pouco valor sentimental, e conforme passar de categoria, seu instinto vai se afiando sobre os itens mais complicados.




Esse é o primeiro de uma série de posts que tenho planejado sobre o tema, pois segui à risca tudo o que é dito no livro e pra passar pra vocês em um único post ficaria cansativo. Depois de muito sofrer, consegui inclusive criar um canal no Youtube com já vários vídeos gravados. Minha ideia inicial é fazer um post por semana, o que vocês acham? É muito? Conta pra mim aí nos comentários! 

Você também pode gostar

6 comments

  1. Baixei esse livro , e está na minha lista de leitura acho vou lê-lo em breve. Muito bacana a ideia dos videos Anna, acho que você tem que fazer sim, e nos contar mais da sua experiência, pois estou tentando me organizar também, destralhar minha casa e praticar o minimalismo que muito me interessa, estou começando, entre erros e acertos, mas certeza que vai ajudar bastante na minha vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o minimalismo é importante não apenas para quem quer ser minimalista, mas pra quem quer pensar sua relação com o consumo, com objetos, etc. Certamente é uma forma diferente de ver a vida e as pessoas podem aprender muito com isso. Leia o livro sim, Kely, tenho certeza que você vai conseguir extrair algo dele. <3

      Eliminar
  2. Achei incrível o livro, confesso que nunca li algo similar, apesar de que aprecio as coisas precisas e minimalistas. As vezes as coisas ao meu redor são uma profusão. Tu então terás um vlog, isso é interessante, mas ainda terás o blog? Gostei de ler sobre tudo aqui.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes a gente se sente bem sobrecarregada pelas coisas, e quando isso acontece acho que é hora de deixá-las ir!
      Quando ao vlog, será somente pra complementar o blog, não tenho intenção de fazer disso o foco principal não :)

      Eliminar
  3. Ontem mesmo eu estava na livraria e vi esse livro com grande destaque, porém já li tanto a respeito que não tive vontade de comprá-lo. Eu acho bacana essa idéia de só manter aquilo que amamos e o que nos causa sentimentos bons, acredito muito que uma energia boa em nós, no ambiente e em todo o resto é fundamental para vida feliz e saúdavel :)

    Gostei da idéia do canal do Youtube, pode funcionar como um belo complemento para os conteúdos que você compartilha por aqui.

    Beijos!

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe