Resenha: Barba Ensopada de Sangue - Daniel Galera

07:51

Em 2013 eu tive meu primeiro contato com o autor brasileiro Daniel Galera, através do livro "Até o dia em que o cão morreu". Foi uma leitura rápida, divertida e um pouco densa. Desde então sempre quis ler algo mais dele, mas somente agora que Barba Ensopada de Sangue pulou pra frente da lista.


A sinopse do livro publicado em 2012 é a seguinte: "um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô."

Algumas coisas na estética da escrita do Galera me incomodam, como a contínua utilização de pontos marcando pausas onde o texto poderia ser corrido; em alguns trechos o uso demasiado de prosopopeias nas descrições dos cenários quase me fez pular alguns parágrafos. Mas nada disso é suficiente para eu não considerá-lo um escritor fantástico e sentir orgulho por ele representar tão bem a literatura nacional contemporânea.

Esse livro, particularmente, considero um dos melhores lidos este ano. A busca do personagem pelo seu passado, suas raízes, seu afastamento e introspecção são muito bem trabalhados, mesmo os diálogos mais simples e corriqueiros são agradáveis. Separei esse trecho pra vocês:

"Eu brinco com minhas amigas que a gente tá vivendo a Era do Tá Foda. É uma sociedade inteira despreparada pro sofrimento ou consciente demais do sofrimento. Quanto mais a gente compreende e trata o sofrimento mais a gente acha que sofre e ao mesmo tempo o sofrimento dos outros começa a parecer frescura."


Se vocês tiverem interesse em ler um pouco mais da história antes de decidir se compra ou não o livro, no site da Companhia das Letras tem um trecho dele disponível para ler online.


Até a próxima!

Você também pode gostar

4 comments

  1. Anna eu gostei muito desse livro! Ainda não li "Até o Dia em que o cão Morreu" mas tá na minha lista

    ResponderEliminar
  2. Essa capa é forte , é algo do tipo "me descubra " ,com certeza entrara em minha lista de leitura ... obrigada pela dica !

    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe