As xilogravuras de Ramon Rodrigues

07:47


O bom de seguir e curtir artes no instagram é que o suggest fica cheio de coisas novas e boas pra gente conhecer. Como o trabalho em xilografia do brasileiro Ramon Rodrigues que me encantou, principalmente porque a temática que ele aborda é obscura, gótica, como as obras de Harry Clarke.






Xilografia é uma técnica na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.
(informações via Wikipedia)





Sobre seu trabalho, ele fala:

"Eu sempre trabalhei com preto e branco. Durante anos fiz desenhos em nanquim e bico de pena. Em 2008 comecei a fazer Litogravura, também em preto e branco, e me encantei com o universo da gravura, com o trabalho na matriz, o processo de impressão, a escolha dos materiais... Mas sempre fui um pouco relutante em fazer xilogravura, pois me disseram que seria impossível manter a quantidade de detalhes que eu colocava nos meus trabalhos com a xilo. Porém, quando tentei a primeira vez, vi que a técnica não era tão limitada e que com alguma dedicação eu conseguiria fazer algo interessante. Não dá tempo de cansar, pois quando acabo de esboçar tenho que começar a gravar a matriz, quando acabo de gravar tenho que imprimir e quando acabo de imprimir já estou pronto para voltar a esboçar uma nova gravura. Acho que o que mais me atrai na gravura são as distintas etapas do processo." (fonte)

Acompanhe suas criações:

Você também pode gostar

0 comments

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe