Um cachorro preto chamado depressão

05:17

Estou preparando uma série de posts em que explico o meu convívio e minha luta para sair da depressão. No entanto, gostaria de compartilhar, primeiramente, este vídeo.



Claro que eu já sabia o que era a depressão, e claro que convivia com ela há muito tempo. Mas esse simples vídeo, que vi em 2014, foi um banho de água gelada que me fez chorar por inúmeras horas seguidas e de fato pensar em procurar ajuda. 

"O vídeo mostra a depressão como um enorme cachorro negro, que é carregado, alimentado, escondido como uma sombra, um peso-morto, quase como uma obsessão. Segundo o que eu pesquisei, a ideia do vídeo surgiu após o livro do ilustrador australiano Matthew Johnstone "Black Dog of Depression", abordar o tema." 

Apesar de meu pessimismo, tenho tentado sair dessa, e já dei inúmeros passos nessa longa jornada. Acredito que agora estou estável, embora não curada. Se você suspeita que passa por isso, procure ajuda. Existem medicações, terapia, atividades físicas, hobbies, uma infinidade de coisas que podem ajudar. Não espere chegar ao fundo do poço para tentar sair, pois é muito mais difícil.

Até a próxima. 

Você também pode gostar

5 comments

  1. É Anna... ai está uma situação complicada.
    O pior em conviver sempre com esse cachorro negro, é quando passamos a gostar da companhia dele - a dizer "eu estou bem, assim". Não sei, mas conviver com uma constante angústia, solidão e ansiedade, todos ao mesmo tempo, não me parece tem a ver com bem-estar.
    Se é difícil até se abrir com alguém e falar "hoje estou triste", imagine pedir ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Sandila! Você tocou exatamente no ponto em que pretendo chegar futuramente nas minhas postagens, esse acomodamento... Que bom que entende! Beijos.

      Eliminar
  2. Anna, que vídeo lindo. Eu tenho tentado aceitar que tenho um cachorro preto e que preciso de ajuda para não deixar ele crescer tanto. Mas as vezes tenho dificuldade (e/ou medo) de pedir ajuda, dá ajuda não dar certo e etc, mas cheguei em uma situação quase insustentável, porque realmente o cachorro preto tem destruído meu relacionamento, a minha aprendizagem e a mim mesma, então decidi procurar ajuda e espero que dê certo hahah, estou um pouco confiante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, achei que era meu dever divulgar porque foi através dele que abri meus olhos, (isso depois de muito chorar). Como te falei pelo facebook, é preciso sim procurar ajuda, não vale a pena viver dessa forma, não é saudável, nem bom. Sei exatamente o que você passa. Não hesite em falar comigo, tá?

      Eliminar
  3. Ótima matéria, a depressão é uma doença que atinge muitas pessoas em todo o mundo, a triste realidade sobre isso é que a grande maioria das pessoas não dão atenção para este tipo de problema e é ai que está o verdadeiro problema, pois quanto mais as pessoas próximas não ligam, mais o paciente fica depressivo e consequentemente piorando mais ainda o problema. eu tenho um blog onde ajudo pessoas que se encontram nesta situação: http://dicasparasaudeebemestar.com.br/como-sair-da-depressao/ nele abordo as melhores dicas em relação a como sair da depressão sem o uso de remédio e de forma natural, lembrando que é indispensável passar no psicólogo, pois é um profissional que está altamente qualificado para ajudar pessoas que se encontram nesta situação.

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe