10 livros clássicos favoritos

15:05



Quem nunca quis sair correndo quando precisou ler um clássico à força que atire a primeira pedra. Para muitas pessoas, as exigências escolares de ler livros escritos há mais de 100 anos, em linguagem que hoje em dia não é mais utilizada, falando de épocas que desconhecemos, pode arruinar o gosto de leitura de muitos jovens.

No entanto, fugindo um pouco de Brás Cubas e Iracema, é possível encontrar, dentre os clássicos, obras que podem despertar a curiosidade sobre outras épocas e os mistérios, sofrimentos, situações e imaginação daqueles que viveram muitos anos antes de nós. Estas obras não seriam clássicas se não houvesse algo de atemporal nelas, algo que hoje, em pleno século XXI recheado de tecnologia e rapidez na informação, atraísse e encantasse quem as lê.

Separei 10 obras que li e que me maravilharam de tal forma que indico sempre para quem me pergunta o que ler, e um ou dois motivos para você dar uma chance a elas.

  • O Conde de Monte Cristo (1844) - Alexandre Dumas - Uma história narrada como poucas, e que desperta vários sentimentos, entre frustração, decepção, desejo de vingança e, acima de tudo, curiosidade! A parte que narra a fuga de Dantés da prisão é minha favorita, escrita de forma maravilhosa!
  • Os Miseráveis (1862) - Victor Hugo - O livro conta a história de Jean Valjean, que passa 19 anos na prisão por roubar pão para alimentar sua família. É uma história triste, que mostra cruamente a realidade da França no século XIX, cheia de pobreza, sujeira e injustiças.
  • Hamlet (1601) - William Shakespeare - Uma das mais complexas que li, devido ser uma tragédia (uma peça teatral), e não uma narração como as demais. A história do príncipe Hamlet, cujo pai morreu recentemente, e seu espectro diz que foi assassinado pelo irmão Cláudios. Hamlet então busca vingança, embora cheio de dúvidas.
  • O Fantasma da Ópera (1910) - Gaston Leroux - Na obra de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma.
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) - Goethe - A melhor e mais triste história de amor e sofrimento que eu já li! Como sofre, o pobre Werther!
  • O Morro dos Ventos Uivantes (1847) - Emily Brontë - Outra história de amor, como Werther, arrebatadora, mas cheia de ira, maldades e desencontros. Não há como sair imune ao amor de Heathcliff e Catherine.
  • Drácula (1897) - Bram Stoker - A melhor, e friso bem, Drácula é A MELHOR história de terror de todos os tempos. Leiam, leiam leiam!
  • Frankenstein (1818) - Mary Shelley - Antes de dizer qualquer coisa, aprendam: Frankenstein não é o monstro, e sim o médico que o criou. Ele na verdade não tem nome, é chamado de coisas bonitas como "coisa", "monstro", "aberração". A história surpreende pela humanidade da criatura, e pelo desespero do cientista de ter dado vida a algo tão aterrador.
  • Walden (1854) - Henry David Thoreau - Muitos afirmam ser o manual dos minimalistas. De todos que citei aqui, este é o único que não é ficção. Thoreau passou alguns anos isolado em uma casa que ele mesmo construiu, e narra sua experiência, além de sua visão de vida sobre diversos tópicos, como solidão, visitas, subsistência. Um livro fantástico.
  • O Velho e o Mar (1952) - Ernest Hemingway - Coloquei este que é o mais recente dos livros da lista, mas não deixa de ser fantástico. Conta a história de um pescador que se vê perdido no mar, tendo que lidar com a fome, a chuva, o frio e, o mais temível de todos os perigos: tubarão. História sensacional e super curtinha, dá pra ler em um dia.

Qual desses você já leu? Qual clássico recomendaria pra mim?
Até a próxima!

Você também pode gostar

9 comments

  1. Meu coração quase parou rs. Eu também faço isto, indico os clássicos uhm e mesmo falando de época de escola, se eu te contar que reli Memórias Póstumas e foi muito sinistro :o Lindo, lindo mesmo rs. Enfim, sua lista esta de cair o queixo, Thoreau, Shelley, Stoker, Dumas, Shakespeare, Leroux porra são meus autores favoritos <33 As obras são impecáveis :o Amei <33 rs E deixa eu falar, senti falta dum nomezinho aí, o London.

    Tu vê, acho que eu não conseguiria listar apenas 10 rs Enfim, lindo! rs
    Até mais <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pretendo muito ler Brás Cubas quando estiver mais leve na lista, acho que faz mais sentido pra adulto do que pra adolescente cheio de hormônios! O London não posso indicar porque (ainda) nunca li! Mas pretendo!

      :)

      Eliminar
    2. Quase tudo que tentam nos empurrar no colégio faz mais sentido para adultos rs E ah! Como assim? Tu vai amar o London :B

      Eliminar
  2. eu já li Werther, O morro dos ventos uivantes, Dracula, Frankenstein e O velho e o mar. Pretendo ler dessa sua incrível lista Hamlet e O fantasma da ópera. ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hamlet é muito lindo! O Fantasma da Ópera também! Quero relê-los assim que a listinha folgar!

      Eliminar
  3. Olá! Acho que nunca comentei por aqui, mas vamos lá:
    Adoro o seu blog, é bem informativo. Posso dizer que tenho gostos em comum com você.
    Os livros que você recomenda no post parecem ser muito bons! Afinal, clássico é clássico, né? rs
    Dos que você listou, eu li o Fantasma da Ópera, Drácula e Frankenstein. E gostei mais do Frankenstein do que do Drácula. O Conde de Monte Cristo eu só vi o filme (que é muitoooo bom!! sério), mas estou louca pra ler também, se eu não estivesse imersa na leitura de As mil e uma noites (que também é muuuito legal). Eu posto de vez em quando resenha dos livros que eu leio no meu blog, quando dá tempo. Enfim, falei demais, hehe. Beijão!

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar, Andressa! <3
      Você já leu vários dessa lista, isso é ótimo! Eu gostei muito de Frankestein, mas achei mais dramático que assustador, sabe? Embora igualmente ótimos!

      Um beijo!
      A.

      Eliminar
  4. Concordo com você há muita aversão em relação aos clássicos. Penso que para lê-los é preciso sair da nossa realidade e entrar na época em que o livro foi escrito, compreender o contexto. Eu amo clássicos, pois consigo com eles viver em outras etapas da existência humana.
    Adorei a sua lista, ainda não li alguns.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Até que não tô tão mal, li 4 dessa lista, hahaha. Adoro O Conde de Monte Cristo e sou apaixonada pela história de Frankenstein. Tão maravilhosa e visivelmente escrita por uma mulher que sabe o valor e a responsabilidade de se criar uma vida. :) Beijo <3

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe