Sobre minha relação com os livros

16:11

Quando era adolescente passei por muitas barras causadas pela depressão e vivia me isolando. A forma que encontrava de escapar dos meus pensamentos e fugir das crises era através da leitura.

Para uma garota com seus 12, 13 anos, sem trabalho ou dinheiro, só havia como opção buscar a única biblioteca da cidade. E eu fazia isso com frequência. Dois ou três livros por semana eram devorados, alguns eu terminava antes mesmo de chegar em casa, lendo no ônibus. Tantos que não lembro o nome, a história, o autor... minha memória nunca foi das melhores.


Quando a responsabilidade bateu na porta, e eu tive que encarar emprego e faculdade, acabei abandonando esse hábito, mas então, a pedido da minha eterna amiga Eni, voltei a ler, comecei a escrever sobre livros no Dose Literária e montei minha própria biblioteca. Desde 2012 anoto os livros que leio no Skoob, e desde 2013 faço uma lista anual pra saber a quantidade e os títulos lidos, mas o que li no passado se perdeu.


Voltei então ao lugar que por um tempo considerei como uma segunda casa, na esperança de poder encontrar algum vestígio dos títulos lidos na adolescência, mas depois de tantos anos eles se perderam.
Não tem problema. Foi bom voltar e ver que lá continua parecendo uma segunda casa. Que as pessoas são boas e o cheiro é bom. E que, quando apertar, vou poder sentar nos corredores e escapar dos meus pensamentos com um livro na mão.



Até a próxima! 

Você também pode gostar

7 comments

  1. Anna, esse é o lugar? Eu moraria aí ^^
    Também frequentei muuuito a biblio (tanto a do colégio, como a municipal - que hoje em dia é ao lado da minha casa). Agora tendo meu próprio acervo já não recorro tanto a elas mas aqui acolá visito e viciei o Ítalo em ir lá *risos*
    É muito linda a da sua cidade. As daqui são muito pequenas e bem simples... mas foram também meu refúgio durante muito tempo.

    :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que sorte ter biblioteca do lado da sua casa né? Eu curto muito estudar em bibliotecas porque me livra de distrações! Hoje em dia não recorro a elas tanto assim, mas são muito úteis.
      Na verdade a única coisa bonita da cidade é essa biblioteca, sempre foi bem cuidada!

      Eliminar
  2. Bibliotecas são sempre lugares confortáveis <3 Eu não tinha muito o hábito de ler na biblioteca da escola, mas costumava pegar livros e trazer para casa... Minha mãe sempre empurrou literatura na minha goela UQWDHIUHQWDIUIUWQD Enfim, é ótimo de qualquer forma, e fico feliz com sua satisfação, e hoje, tu pode ter os livros que quiser, não? Todos comemoram! o//

    Isso aí.
    xoxoxoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também preferia pegar e trazer pra casa, ficava lá só pra estudar mesmo, rs.
      Você teve uma ótima criação então, se dependesse dos meus pais pra ler eu não teria passado dos gibis da turma da mônica :)

      Eliminar
  3. Frequentava horrores a biblio da minha cidade e inclusive estudava lá. Passava mais tempo lá que em casa, e assim foi na faculdade também. Aqui fui algumas vezes mas devido a distância acabei perdendo o costume... sinto falta. Vi um banner perto de casa escrito Futuras instalações da biblioteca estadual... ficou um tempao mas tiraram... Estou esperançosa! Vc sabe sobre isso? Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi sim Raquel, ali perto da praça né? Tem muito tempo que colocaram aquilo lá, e o prédio é tão bonitinho, dá até gosto! Na verdade não sei se vão continuar com as obras lá, mas seria sensacional!
      Beijos!

      Eliminar
  4. eu tbm visitava as bibliotecas da escola, da cidade quando era mais nova. Incrível que lembro de muitos livros que li nesse período... mas li dezenas de livros daqueles tipo sabrina bianca, que não lembro os nomes/autores. Tem uma série de infantis tbm que não lembro, sem contar os gibis da Turma da Mônica e Disney... TT_TT se eu lembrasse de todos... nossa... seria muito bom...

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe