DIY: Quadro de flores prensadas

17:13


Eu mudei de casa! Agora ando até mais empolgada para decorar e cuidar um pouco mais das minhas coisas. Então vou fazer alguns posts inspirados no assunto, inclusive mostrando algumas coisas que tenho aprontado pra deixar tudo um pouco mais a minha cara.

No post de hoje, vou ensinar a fazer quadrinhos de flores prensadas. Eu sempre curti pegar flores nos jardins alheios, sou do tipo que é capaz de parar um carro enquanto está de carona só pra pegar uma flor bonita. Todas eu guardava num caderno, até que decidi dar um uso melhor para elas. Segue o passo a passo:


Materiais necessários:
  • uma seleção de flores, ramos ou folhas;
  • frame ou quadro com vidro;
  • tesoura;
  • pincel;
  • cola de pva;
  • papel cartão branco;
  • uma pilha de livros;
  • jornal velho ou papel toalha liso (sem bolinhas).

Preparação:
Colete algumas flores, ramos ou folhas que estejam em bom estado (sem partes esbranquiçadas ou com as pétalas danificadas), remova gentilmente qualquer sujeira que possa estar aparente, e deixe à mão um livro que possua mais ou menos o mesmo tamanho das flores escolhidas.


Posicionando:
Coloque uma folha de jornal ou papel toalha em um livro aberto e posicione acima dele as flores, tentando rearranjar as pétalas e folhas. Coloque outra folha de jornal ou papel por cima das flores. O papel vai absorver a umidade e proteger as flores de manchas. Se houver mais de um arranjo a ser feito, deixe algumas folhas do livro entre cada "sanduíche" de flores. 

Pressionando:
Deixe o livro embaixo de uma pilha de outros livros, para fazer peso, por um tempo que pode variar de uma semana, até 15 dias (ou mais, dependendo do tipo de flor coletada). 


Retirando as flores:
Após o período de prensagem abra o livro. Algumas flores ficam grudadas nos dois lados do jornal, então retire com muito cuidado. Além disso, algumas pétalas são muito finas, e podem rasgar durante a retirada. Seja cuidadoso!

Montando:
Pegue a folha de papel cartão e coloque a base do quadro por cima, para marcar o tamanho. Depois de recortado, arranje as flores até que o layout agrade e use cola e pincel para pincelar a parte de trás, e cole no papel. Espere algumas horas para que a cola seque e monte o quadro novamente.

Não tirei fotos do processo mas acredito que só pela explicação dê pra fazer tranquilamente. Curti demais o resultado e já estou procurando mais molduras para fazer mais algumas. :}



Fiz os meus quadros seguindo as instruções deste site.

Você também pode gostar

4 comments

  1. Olha só, mudança é sempre bom ^^ E com tu explicando parece tão fácil montar esses quadrinhos *--* rs Experimentarei em breve, ficaram lindos! Devia montar uma lojinha com o blog amg, com quadros e suas artes =]] Que tal? Dá pra bolar uma ideia maneira com isto. Estou pensando em fazer isto com minhas aquarelas.

    Isso aí.
    xoxoxo
    Obs: ah! ñ sei se lhe interessará, mas o pau está comendo na web série lá no blog, caso lhe sobre um minuto, passe lá *-*
    ugdu :)

    ResponderEliminar
  2. Que gracinha! Uma ideia tão simples, e que fica tão legal. Muito melhor que aqueles quadros de frutas :P

    Ultimamente to pendurando poster no quarto mesmo, mas quando tiver minha casa quero só ver a decoração, HAEUAUHE.

    Beeeijo! ♥

    ResponderEliminar
  3. Nossa, Ana. As fotos ficaram incríveis e os quadros ficaram um verdadeiro charme! Eu peguei umas inspirações e estou querendo fazer quadros com carcaça de animais... espero que minha experiência dê certo!
    Beijo :*

    http://lilithstyleandbeauty.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. adorei essas dicas... tentarei fazer algum dia, quando puder decorar um cantinho só meu... ^^

    ResponderEliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe