Metas de leitura para 2014

09:14


1) Ler mais / melhor
Ano passado li apenas 28 livros, mas foram ótimos livros. Apesar de achar que a qualidade supera a quantidade, vi que fiquei muito tempo em hiato entre um livro e outro, a chamada "ressaca literária", ficando às vezes meses sem ler nada, aí depois corria lendo muito depressa. Vou tentar encontrar um meio termo entre quantidade e qualidade.

2) Ler livros em inglês
Tirando poesia eu realmente não costumo ler livros em inglês. No entanto, acho que o meu nível de entendimento na língua já dá pra arriscar algum livro. Tenho aqui algumas coisas, tipo The Bell Jar da Sylvia Plath, Rosemary's Baby... talvez eu consiga finalizar alguma leitura. (Lembrete: comprar um dicionário português/inglês)

3) Ler mais poesia
Este ano eu li apenas Coleridge, Sylvia Plath e Edgar Allan Poe. Eu gosto muito de poesia, mas não me dedico a ler poesia, conhecer a fundo alguns poetas, sempre leio coisas muito dispersas e fragmentadas. Pra minha lista de 12 livros para 2014 eu decidi ler Anne Sexton, então vou me dedicar a conhecer a biografia da autora e ler a maior quantidade de poesias possíveis dela.

4) Finalizar leituras
Estou com 4 livros que comecei a ler ano passado e abandonei. Motivos diversos, desde livros muito antigos que faziam minha rinite atacar, até o famoso "não era o momento". Só que eu não curto muito essa coisa do não encerrar ciclos, então pretendo ler esses 4 livros e não deixar nenhuma leitura pela metade este ano.


5) Ler sem pressa
Continuação do item 1. Se eu mantiver um bom ritmo de leitura não vou ficar apavorada pensando na quantidade de livros que li, consequentemente não vou correr nem pular páginas para concluir um livro. Acho isso péssimo, no entanto faço isso constantemente.

6) Manter Skoob, GoodReads e o caderninho de leituras atualizado
Sempre que compro, que finalizo, que desejo um livro, esqueço de atualizar minhas listas. Pensei que a coisa era digital, até que separei um caderninho pra anotar tudo e... também esqueço. Por conta disso, minhas listas de leitura são péssimas. A meta desse ano é tentar manter tudo atualizado em 'tempo real'.


7) Ir à biblioteca e pegar minhas fichas de empréstimo
Quando eu era adolescente eu não comprava livros, pelo contrário. Pegava emprestado na biblioteca municipal. Como eu nunca fui uma pessoa de fazer listas e anotar coisas (nunca até uns 2 anos atrás), eu realmente não tenho qualquer lembrança dos livros que li durante minha adolescência, tirando os que obviamente me marcaram muito. Minha missão esse ano é tirar um dia pra ir na biblioteca municipal e tentar recuperar minhas fichas de empréstimo, pra quem sabe conseguir um dado atualizado de todos os livros que já li. Não sei se eles guardam isso, estou meio temerosa de dar com a cara na porta ou de não ter mais como conseguir essas informações, ficaria muito triste... mas enfim, vou tentar. Desejem-me sorte!


Você também pode gostar

7 comments

  1. Oi Anna!

    Adorei suas metas, acho super pertinentes. Ler livros em inglês é um hábito legal de ser cultivado, eu comecei criando meta: 1 por mês. E funcionou!

    Coincidência ou não, o post de hoje do Pipoca é sobre Skoob. Eu particularmente prefiro o Goodreads (ele é mais completo e é mais ~social~), mas acho legal usar uma rede brazuca.

    Seria muito legal conseguir essas fichas, hein?! Boa sorte, tô torcendo aqui. =DDDD

    Beijo! Feliz ano novo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho tantos livros em inglês assim, eu costumo ler muito na internet mesmo... então pra fazer uma meta dessa precisaria comprar livros, e é melhor eu dar um tempo! hahaha

      Provavelmente vou lá na biblioteca essa semana que vem, aí conto a saga.

      Beijo! Feliz ano novo pra ti também!

      Eliminar
  2. Vivi muito tempo as custas das bibliotecas publicas daqui ^^ tenho um certo carinho por livros emprestados porque antes eu não podia comprar nada, então e-books e livros das biblios que mataram minha sede por livros durantes muitos anos. Acho muito boa sua meta 7).
    Eu tenho um verdadeiro vício em manter o skoob atualizado rs por isso não tenho que me esforçar nesse quesito, mas tenho uma dificuldade ENORME de finalizar certos livros ¬¬´
    Tô querendo arriscar a ler em ingles desde o ano passado mas sou extremamente indisciplinada quanto a isso .-.

    p.s.: Consegui comentar \o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguiu! Eba! <3

      Hoje em dia meu skoob tá até bonito, mas ele já foi terrível. Agora que já organizei, manter fica mais fácil!

      Beijos flor!

      Eliminar
  3. Faço das suas, minhas metas! *risos
    Esse ano, pretendo começar a ler livros em inglês também, acho que esse vai ser meu maior desafio, assim como manter uma rotina de leitura, acho que melhoraria bastante a qualidade da minha leitura.
    Adorei o post! Beijim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thays, obrigada por comentar!

      Ainda não sei exatamente quais livros pretendo ler em inglês este ano. Comecei a ler Alice in Wonderland e estava caminhando bem no entendimento, mas achei meio entediante, preciso de um livro que me estimule bastante!

      Beijos!

      Eliminar
    2. Dizem que O Retrato de Dorian Gray é excelente pra começar a ler em inglês, acho que vou começar por ele! Sou apaixonada por aquele livro lindo de todos os contos e poemas do Edgar Alan Poe que faz figuração no seu post sobre o aplicativo iPoe Collection! Já guardei o lugar dele no meu livreiro! *risos
      Beijim.

      Eliminar

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe