O Lobo da Estepe - Herman Hesse

06:15


A partir de agora, eu sou oficialmente uma colaboradora do blog Dose Literária. E, como primeiro post, fiz uma resenha do primeiro livro que li este ano, O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse. 

A escolha de O Lobo da Estepe foi bem casual, se deu porque eu sou fascinada por lobos e sua essência. Então se o livro falava, mesmo que metaforicamente, sobre lobos, a possibilidade de lê-lo inteiro e gostar era já bem grande. Depois da leitura fui procurar resenhas, opiniões, e descobri que o livro é um clássico e já foi cult em duas épocas distintas. Não teria como ser diferente. Escrito por Hermann Hesse, ganhador do Prêmio Nobel, o livro fala sobre um cinquentão aposentado e misantropo, que vive isolado e se orgulha por ser um outsider, alguém que não se encaixa na atual sociedade e por isso vive entre livros e música clássica. 

A primeira metade do livro é toda voltada aos pensamentos de Harry Haller sobre si mesmo, a burguesia, a guerra e sobre sua intensa insatisfação e inadequação com a sociedade em que está inserido que considera vulgar e medíocre , e por isso ele se denomina O Lobo da Estepe. Passamos a entender como ele pensa, sente e interage, e até mesmo suas caminhadas noturnas pelos ruas e tabernas, sempre descritas de uma forma quase onírica, nos fazem entender porque ele sente tão intensa decepção com a música popular, com pessoas frívolas e senso-comum. Seu tédio constante e desinteresse por qualquer coisa o faz pensar constantemente em suicídio.

Passa lá pra conferir a resenha completa! =)

Você também pode gostar

0 comments

Obrigada por ler o post até o fim! Eu sempre respondo os comentários, então se você gostaria de ver minha resposta, clique no botão "notificar-me"!
<3

Subscribe